Atendimento ao Cliente

 

Tire outras duvidas

 

 

O que é Ultrassom?

 

A descoberta do Ultrassom ocorreu em 1880 por Curie estudando o efeito piezoelétrico3. Thornycroft e Barnaby em 1894 observaram que na propulsão de mísseis lançados pelo destróier uma fonte de vibração era gerada causando implosão de bolhas e cavidades na água. Essa vibração ficou conhecida como cavitação.
A origem da cavitação se deve ao fato de que, durante a expansão, os gases adsorvidos no líquido ao redor da cavidade ou na interface, evaporam-se resultando na expansão da cavidade. Durante a etapa de compressão estes gases ou vapores não retornam completamente ao líquido, resultando num aumento efetivo da cavidade. A cavidade ao atingir um tamanho crítico implodi-se, liberando grande quantidade de calor e pressão num curto período de tempo e em pontos localizados no líquido

O Ultrassom é a ciência das ondas sonoras acima dos limites audíveis do ser humano. A freqüência de uma onda sonoro determina seu tom ou timbre. Freqüências baixas produzem tons baixos ou graves. Freqüências altas produzem tons altos ou agudos. O som capitado pelo ouvido humano durante a utilização de uma lavadora ultrassônica são sub-harmônicas proveniente do atrito entre o meio liquido e partes metálicas. Este atrito é gerado pela cavitação ultrassônica.

 
Cavitação ultrassônica
 
Imaginem um movimento de vai-e-vem muito rápido dentro do líquido. O Ultrassom agita a bolha de ar, fazendo-a crescer de um diâmetro de 5 micros (5 milésimos de milímetros) para outro de 50;
 
Assim expandida, a bolha passa a ter uma densidade muito baixa, praticamente se confundindo com o vácuo;
 
A pressão externa, exercido pelo meio líquido, torna-se várias vezes maiores do que a pressão interna, produzida pelas moléculas de ar;
 
Esse dêsbalanceamento faz com que a bolha imploda numa fração de segundos, passando de 50 para algo entre 0,1 e 1 mícron de diâmetro;
 
O colapso aquece brutalmente as moléculas de ar, gerando as temperaturas da ordem de 10 mil a 1 milhão de graus Celsius;
 
Este colapso e a liberação de energia associada que recebe o nome de cavitação ultrassônica, aliada a ação de um efetivo fluido / liquido resulta em limpeza ou em reação.
 

Cavitação ultrassônica

 

 
 
Lavadoras ultrassônicas
 
Este tipo de limpeza está se tornando um importante assunto em muitos locais onde nunca se falou no passado. Em indústrias como a eletrônica onde a limpeza sempre foi importante, ela tem se tornada mais crítica no suporte do crescimento da tecnologia. A cada avanço na tecnologia demanda atenção cada vez maior na limpeza para seu sucesso. Muitas destas alterações envolvem a tecnologia do Ultrassom.
São equipamentos destinados ao auxílio na limpeza de peças ou partes, retirando toda sujeira e impureza encontrada na superfície e nas reentrâncias minúsculas e mais profundas. Na área médica, por exemplo, é utilizado para limpezas de instrumentos convencionais, de videolaparoscopia, mangueiras e materiais de coleta ( comadre, papagaio, cubas, vidros, bandejas, etc.)
Deve-se ter em mente que eles não atuam sozinhos, mas sim, em conjunto com a solução de limpeza adequada a cada tipo de trabalho.
Nenhum outro sistema consegue limpá-los, seja ele manual ou mecânico. Assim, o processo de limpeza por Ultrassom é o método mais rápido, eficiente e econômico, além de ser mais higiênico.
 
Confira a ilustração de limpeza baixo:

Os equipamentos de freqüência mais alta são dedicados às chamadas "limpezas finas", ou seja, são normalmente utilizados para a limpeza de peças com muitos detalhes, pequenas cavidades, reentrâncias minúsculas e profundas. Já o equipamento de 19,20 ou 25 kHz são modelos de uso geral, adequados à remoção de impurezas mais pesadas em peças sem muitos detalhes.

 
 
 
 

Para cada aplicação há um tipo de transdutor, entre em contato com um de nossos vendedores, eles vão especificar o tipo de equipamento adequado ao seu processo.

 

passo 1

passo 2

passo 3 - Limpeza por Ultrassom


passo4  - Limpeza manual
Custo benefício
Garantem uma limpeza eficiente, rápida e segura;
Prolongam a vida útil dos instrumentos e materiais de coleta;
A qualidade e eficiência da limpeza não dependem da habilidade do operador;
Não há contato manual com as peças a serem limpas, economizando mão de obra de funcionários;
A constante limpeza por Ultrassom faz com que a infecção hospitalar causada pelos instrumentos mal lavados desapareça;
Proporciona uma redução de custo Antibiótico e Hotelaria.
 
 
 

 

Diversas aplicações do Ultrassom:
PRODUÇÃO DE BIODIESEL
TRANSESTERIFICAÇÃO POR Ultrassom
 

Funcionamento do Biosonic - Transesterificação

Clique no logo acima para visitar a pagina do BIOSONIC

 

 
 

A transesterificação é o processo mais utilizado atualmente para a produção de Biodiesel. Por meio dessa reação é possível a separação da glicerina dos óleos vegetais. As moléculas de óleos vegetais em questão são formadas por um éster de três ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol, ou seja, são triacilgliceróis.

 

O processo inicia-se juntando o óleo vegetal com um álcool simples (metanol, etanol, propanol, butanol) e catalisadores (que podem ser ácidos, básicos ou enzimáticos) para acelerar a reação. Nesse processo, a glicerina é removida do óleo vegetal por decantação, deixando o óleo mais fino e reduzindo a sua viscosidade.

 

Resumidamente, após a reação de transesterificação obtém-se a glicerina ― substância de alto valor agregado, usada por indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de explosivos ― e o Biodiesel, um combustível renovável alternativo.

 
Os problemas encontrados em relação à purificação e a ocorrência de reações paralelas durante a produção de biodiesel, têm levado ao desenvolvimento de novas metodologias de produção e purificação. Dentre estes novos métodos, um processo promissor é a produção de biodiesel utilizando Ultrassom.
 

O Ultrassom tem desempenhado importante papel em diversas reações químicas heterogêneas por favorecer uma maior interação entre as fases tornando a reação mais fácil, conseqüentemente maior rendimento em menor tempo.

 

O Ultrassom é um fenômeno físico baseado no processo de criar, aumentar e implodir cavidades de vapor e gases (cavitação) em um líquido promovendo efeitos de ativação em reações químicas.

 

No processo de produção de biodiesel, o aumento da quantidade de catalisador e etanol no processo tradicional favorece a reação de saponificação formando sabão e dificultando o processo de lavagem.

 

O uso do Ultrassom possibilita que a reação de transesterificação ocorra com baixíssimas concentrações de catalisador e pouco excesso de etanol, produzindo pouco sabão, facilitando os processos de lavagem do biodiesel. Como o processo usando Ultrassom demanda menores quantidades de etanol, a torre de recuperação de etanol será menor, economizando energia e menor espaço físico na planta como um todo.

 

 

Aplicação Química:
A cavitação acústica acelera reações químicas e físicas, sínteses químicas catalisando reações organometálicas, micro-encapsulação. O Ultrassom tem ampla utilidade nesta área e em geral proporciona alto nível de eficiência.


 

Aplicação Industrial:
Com o auxilio de acessórios específicos pode-se utilizar a sonificação/emulsificação/transesterificação/homogeneização em processos contínuos ou no processamento de grandes volumes. Usado na industria de tintas e pigmentos na dispersão de tinturas. Nas industrias de Biotecnologia, cerâmica química e farmacêutica a sonificação é utilizada na produção de emulsões, vatalisação de reações, extração de componentes e redução do tamanho de partículas, produção de biocombustíveis / biodiesel, entre tantas outras.

 

 

Aplicação Farmacêutica:
Usado nos departamentos de controle analítico e qualitativo nos departamentos de pesquisa e desenvolvimento na mistura e desgaseificação de amostras e testes de dissolução.
“Liposomes” e ou emulsões são facilmente formadas por micro encapsulação na produção de cremes e loções.

 
O processo e o tempo necessário para romper as células varia de acordo com o tipo de célula ou tecido.
Organismos mais resistentes requerem um processo de desrupção com micro esfera de vidro misturadas à amostra, normalmente células como estaphilococos, lactobacilos e mycobactérias.
 
Fáceis de romper:
E. Coli
Células de sangue
Vírus do mosaico do fumo
Pseudomonas
Protozoa

Desruptor de Célula - Clique aqui para abrir a pagina deste produto

 


 
Vídeo contendo instruções básicas de preparação e funcionamento de Lavadoras ultrassônicas Unique.

 

USC750 e 750A, USC800 e 800A, USC1400 e 1450A e USC1600A USC1800/1850A, USC2800/2850A, USC3300/3350A, USC4800/4850A, USC5000/5050A e USC6000/6050A
As instruções contidas neste vídeo não descartam a utilização do manual de Instruções. Leia o manual com atenção antes de instalar e utilizar o equipamento.As instruções contidas neste vídeo não descartam a utilização do manual de Instruções. Leia o manual com atenção antes de instalar e utilizar o equipamento.

Demonstração de preparo, ajuste e utilização. (Modelo novo, mais seguro e fácil de usar)

Modelo atual - 10/10/2008
Vídeo hospedado no YouTube, caso não seja possível visualizar, clique aqui!Vídeo hospedado no YouTube, caso não seja possível visualizar, clique aqui!
 
 
Demonstração de preparo, ajuste e utilização. (modelo antigo)Demonstração de preparo, ajuste e utilização. USC8080A
Vídeo hospedado no YouTube, caso não seja possível visualizar, clique aqui!Vídeo hospedado no YouTube, caso não seja possível visualizar, clique aqui!
  

Homogeneizador

Projetado para gerar energia ultrassônica de alta intensidade.

 

Transesterificação

A transesterificação é o processo mais utilizado atualmente para a produção de Biodiesel.
O Ultrassom é um fenômeno físico baseado no processo de criar, aumentar e implodir cavidades de vapor e gases (cavitação) em um líquido promovendo efeitos de ativação em reações químicas.

USC8080A

Capacidade:30 Litros
Freqüência:37 kHz
Aquecimento:30 a 65 °C

Saiba mais

Modelo: USC-5000

Capacidade:21 Litros
Freqüência:40 kHz
Aquecimento:30 a 65°C

Saiba mais

Modelo: USC-1600

Capacidade:3,8 Litros
Freqüência:40 kHz
Aquecimento:Com ou sem

Saiba mais

Modelo: USC-1800

Capacidade:3,8 Litro
Freqüência:40 kHz
Aquecimento:Com ou sem

Saiba mais

 

Empresa

FAQ

Contato

Ultrassom?

Químicos

O.E.MLocalizaçãoRevendaPrêmiosCertificados

Algumas informações sobre a Tecnologia ultrassônica

 

Secadora Hospitalar

 

 

 Confira!